- Área: 130 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Tiia Ettala
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma reforma integral de um apartamento no distrito de Ensache, em Barcelona. O edifício data de 1910 e nunca havia sido feita qualquer reforma substancial em seus 100 anos de história.
O estado do flat, no entanto, estava deplorável, e seus ocupantes anteriores sofriam de uma certa síndrome de acumulação compulsiva e tinham acumulado todos os tipos de resíduos, deixando muitos de seus elementos em muito mau estado. Os tetos (com rosetas magníficas e molduras) e os pisos (com ladrilhos hidráulicos feitos de pequenos pedaços de cerâmica) tinham sido relativamente bem conservados, assim como alguns elementos da marcenaria original.
O ponto de partida consistiu, portanto, em conservar um layout que permitisse que o apartamento mantivesse os magníficos forros e pisos existentes, concentrando qualquer mudança necessária exigidas pelo novo programa nos espaços que não possuem essas características.
Para cumprir com esse objetivo, a reforma em cada ambiente separadamente, numa tentativa de que cada caso fosse adaptado ao novo programa, especialmente aqueles que mantiveram os forros e pisos originais. Toda a marcenaria foi conservada em sua posição original ou - na mudança para as novos ambientes, o que fez 'abrir o volume interno' dos flats - respeitando sempre as posições das janelas originais com vista ao pátio,
A altura generosa do pé direito deste flat foi aproveitada para elevar o piso do banheiro em 60 cm, possibilitando um único espaço para o banho, com a banheira sob o chuveiro, assim como um armário localizado sob o piso, acessível do corredor próximo à cozinha. Elevar o piso do banheiro implicou na construção de três degraus que, dando ao flat um ar "doméstico" ao introduzir um elemento típico de casas unifamiliares.
Um espaço característico desta reforma é o longo corredor interno, muito comum nesta tipologia de apartamento no bairro de Ensanche, de Barcelona. Este espaço teve um comprimento ideal para o converter não apenas num espaço de trânsito, mas sim algo a mais. Algumas estantes simples que alongam o comprimento do corredor e uma série de elementos mais baixos converteram este espaço numa ampla biblioteca e espaço de armazenamento. Algumas luminárias pendentes contribuem para dar ao espaço um toque mais surrealista, enquanto confere uma iluminação específica bastante agradável.